quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Desafio...


Esta semana comecei a 1ª etapa do desafio proposto pelo Curso de Inclusão Digital: a pesquisa de campo. Conversei com os alunos da turma escolhida sobre o assunto, que é a gravidez na adolescência, e foi muito legal a nossa conversa. Em seguida pedi a eles que colocassem no papel, anonimamente, o que pensavam sobre o assunto e também registrassem suas dúvidas. Agora estou lendo as respostas deles e em breve farei a contextualização. Aguardem...

Mensagem Interessante

Esta mensagem encontrei no blog do Núcleo de Tecnologia e gostei muito. Então, compartilho com vocês...

Você tem Medo de Mudar?

Estamos vivendo na era da mudança. Ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver. Temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos.
Por que você e eu temos medo de mudar? Porque aquilo que já conhecemos é confortável. É mais fácil lidar com ambientes habituais, pessoas conhecidas, dialetos usuais, ditames tradicionais, tarefas costumeiras, comidas e costumes familiares. O habitual exige menos esforço. O novo requer flexibilidade e ousadia. Demanda investimento de tempo e reaprendizado. Para atingi-lo é necessário deixar a zona de conforto e questionar até mesmo aquilo que está dando certo, enfim, para desbravar é preciso ter coragem, vitalidade e energia em abundância.Cada vez mais somos instigados a cultivar a ousadia, a fibra interior, pois o mundo é feito de mudanças. Para se chegar às transformações radicais da Revolução Francesa foram necessários milhões de anos. Daí até a revolução dos computadores, foram apenas dois séculos. E para a inteligência artificial, realidade virtual e engenharia genética bastaram duas décadas. Agora, o conhecimento humano dobra a cada dois anos.Vivemos numa era de mudanças velozes e de viradas drásticas. Ter medo de mudar, hoje, significa ter medo de viver. Como tudo muda tão rápido, a transformação ocorre, com ou sem o nosso consentimento. Se o medo de mudar nos vencer, andaremos amedrontados, resistindo com unhas e dentes. Mas essa atitude não impedirá que as coisas mudem. Pelo contrário, seremos arrastados, mesmo contra a nossa vontade, por um universo em acelerado ritmo de mutação.Em vez de amaldiçoarmos a mudança, podemos abençoá-la com idéias e ações inovadoras. Ao vencermos o medo de mudar, despertamos o nosso ímpeto interior. Ao optarmos pela coragem, vivemos criativamente e enriquecemos o processo. Enfim, nos transformamos em agente de mudança: lideranças positivas. Atuamos como verdadeiros faróis marítimos, iluminando as rotas das inexoráveis transformações humanas. Então, saia da inércia e se transforme num agente de mudança!

Ömar Souki

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Atividade nº 12

O texto de Paloma Cotes (Revista Época, de 09/02/2007) nos traz informações e relatos sobre como os blogs estão interferindo positivamente no processo de ensino e aprendizagem de uma Escola Pública de Araxá, interior de Minas Gerais, pois envolvem muitos caminhos para desenvolver a autonomia dos alunos, entre eles, a pesquisa e produção para postagem no blog.

É importante a reflexão feita sobre a vantagem de criação dos blogs, que hoje eu também concordo,uma vez que os mesmos viraram uma ferramenta pedagógica valiosa, acontecendo uma troca entre alunos, professores e comunidade em geral, visto que todos podem acessá-lo, com uma diferença: o aluno está, após sua pesquisa, pronto para também compartilhar o que aprendeu.

Embora os blogs tenham se tornado uma ferramenta importante, ele ainda está distante de muitas realidades brasileiras, que não conhecem internet nem tampouco computadores. Mas tenho a certeza de que, num futuro muito breve estará ao alcance de todos. Para ler a reportagem na íntegra, visite o site: http://revistaepoca.globo.com/, o título é: Quer aprender? Crie um blog!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Comentário sobre Tecnologias

Considerando que as tecnologias praticamente "invadiram" lares, escolas e comunidade em geral, nós, educadores, também precisamos acompanhar de perto esse avanço, pois nossos alunos têm um acesso muito grande, principalmente ao computador. Nesse primeiro encontro de inclusão digital pude perceber que muitos educadores tem "medo" das máquinas, mas elas só fazem o que nós mandamos, não é mesmo?
Mas o que mais me chamou a atenção é que é muito simples, basta ter boa vontade em aprender, e, é claro, ter objetivos claros e definidos quando for preparar uma aula, ter segurança quando levar os alunos em frente ao micro, pois seu êxito depende exclusivamente do destino que o educador dará a essa aula.
Revendo as considerações feitas acima, devo dizer que estava mesmo no caminho certo ao fazer a avaliação do Curso de Inclusão Digital, pois conforme Mª Elisabeth Almeida: "hoje a discussão que se faz na escola não mais se restringe a introdução ou não do computador, mas a forma que este está sendo utilizado"... Penso que temos que utilizar este instrumento para uma reflexão e análise das informações que nos chegam através dos conteúdos escolares. Desta forma, o computador, como já citei acima, torna-se um instrumento, um aliado para promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
Temos à nossa disposição, na Sala Informatizada da Escola o Linux, que nos apresenta uma diversidade de caminhos para que possamos aperfeiçoar nossa pesquisa, visando melhorar e diversificar as aulas.

sábado, 16 de agosto de 2008

Atividade nº 11

A atividade consistia em fazer um passeio por diversos blogs indicados pela multiplicadora do Curso de Inclusão Digital. Pois bem , visitei muitos e o que mais me atraiu foi o http//:leonor_cordeiro.blog.uol.com.br, dedicado às crianças e tem como título O Mundo Encantado de Cecília Meireles. Muito criativo e interessante, com inúmeras possibilidades de, através das poesias e crônicas de Cecília Meirelles para que se possa realmente atrair de forma diferente a atenção das nossas crianças. Recomendo uma visitinha. Os outros blogs visitados abrem caminhos para o trabalho da interdisciplinaridade.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tirinhas

Adolescência


ADOLESCENCIA

From: 1950, 5 months ago


ADOLESCENCIA
View SlideShare presentation



ADOLESCENCIA


SlideShare Link

Slideshare


Tutorial

From: 3p3midia, 1 month ago


Tutorial
View SlideShare presentation (tags: slideshare)






SlideShare Link

segunda-feira, 4 de agosto de 2008