segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia do Professor!

Aos colegas e a todos os Professores, parabéns pelo seu dia!
Ser Professor é...

Ser professor é professar a fé e a certeza
de que tudo terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão
de quem cultiva uma planta muito rara
que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Fonte: Autor desconhecido.

Atividade nº 15 - Auto Avaliação

Para desenvolver este trabalho foi necessário um empenho muito grande da minha parte, uma vez que não atuo em sala de aula. Primeiro, até pelo título do desafio, foi preciso ganhar a confiança dos alunos para que eles pudessem colaborar. Falar de gravidez na adolescência e sexualidade não é tão fácil quanto parece! Parti de um exemplo que eles tinham em sala: uma colega deles teve um bebê, uma adolescente que, por descuido, ou não, não sabemos, engravidou.
A partir daí, o trabalho se desenvolveu como eu previa. As conversas, as pesquisas e o resultado publicado. Fiquei devendo a eles o filme relacionado com o assunto pois, por absoluta falta de tempo, não consegui passar. Mas não faltará oportunidade!
Procurei sempre seguir as orientações da multiplicadora do Curso de Inclusão Digital, procurando utilizar os caminhos ensinados durante o mesmo, e acredito que meu objetivo foi alcançado. O uso da tecnologia foi importante para que a pesquisa fosse feita e, tanto eu como os alunos, conhecemos muitos lugares onde foi possível tirar dúvidas e ampliar conhecimentos.

Atividade nº 4 - Concluindo o Desafio...

Oi gente! desafio concluído! E publicado. Espero ter, juntamente com os alunos, colaborado de alguma forma a respeito do assunto. Ah, este trabalho foi realizado com alunos de uma 8ª série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, em Campos Novos, e os nomes deles estão nos slides em que eles colaboraram e pesquisaram as respostas.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Desafio...


Esta semana comecei a 1ª etapa do desafio proposto pelo Curso de Inclusão Digital: a pesquisa de campo. Conversei com os alunos da turma escolhida sobre o assunto, que é a gravidez na adolescência, e foi muito legal a nossa conversa. Em seguida pedi a eles que colocassem no papel, anonimamente, o que pensavam sobre o assunto e também registrassem suas dúvidas. Agora estou lendo as respostas deles e em breve farei a contextualização. Aguardem...

Mensagem Interessante

Esta mensagem encontrei no blog do Núcleo de Tecnologia e gostei muito. Então, compartilho com vocês...

Você tem Medo de Mudar?

Estamos vivendo na era da mudança. Ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver. Temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos.
Por que você e eu temos medo de mudar? Porque aquilo que já conhecemos é confortável. É mais fácil lidar com ambientes habituais, pessoas conhecidas, dialetos usuais, ditames tradicionais, tarefas costumeiras, comidas e costumes familiares. O habitual exige menos esforço. O novo requer flexibilidade e ousadia. Demanda investimento de tempo e reaprendizado. Para atingi-lo é necessário deixar a zona de conforto e questionar até mesmo aquilo que está dando certo, enfim, para desbravar é preciso ter coragem, vitalidade e energia em abundância.Cada vez mais somos instigados a cultivar a ousadia, a fibra interior, pois o mundo é feito de mudanças. Para se chegar às transformações radicais da Revolução Francesa foram necessários milhões de anos. Daí até a revolução dos computadores, foram apenas dois séculos. E para a inteligência artificial, realidade virtual e engenharia genética bastaram duas décadas. Agora, o conhecimento humano dobra a cada dois anos.Vivemos numa era de mudanças velozes e de viradas drásticas. Ter medo de mudar, hoje, significa ter medo de viver. Como tudo muda tão rápido, a transformação ocorre, com ou sem o nosso consentimento. Se o medo de mudar nos vencer, andaremos amedrontados, resistindo com unhas e dentes. Mas essa atitude não impedirá que as coisas mudem. Pelo contrário, seremos arrastados, mesmo contra a nossa vontade, por um universo em acelerado ritmo de mutação.Em vez de amaldiçoarmos a mudança, podemos abençoá-la com idéias e ações inovadoras. Ao vencermos o medo de mudar, despertamos o nosso ímpeto interior. Ao optarmos pela coragem, vivemos criativamente e enriquecemos o processo. Enfim, nos transformamos em agente de mudança: lideranças positivas. Atuamos como verdadeiros faróis marítimos, iluminando as rotas das inexoráveis transformações humanas. Então, saia da inércia e se transforme num agente de mudança!

Ömar Souki

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Atividade nº 12

O texto de Paloma Cotes (Revista Época, de 09/02/2007) nos traz informações e relatos sobre como os blogs estão interferindo positivamente no processo de ensino e aprendizagem de uma Escola Pública de Araxá, interior de Minas Gerais, pois envolvem muitos caminhos para desenvolver a autonomia dos alunos, entre eles, a pesquisa e produção para postagem no blog.

É importante a reflexão feita sobre a vantagem de criação dos blogs, que hoje eu também concordo,uma vez que os mesmos viraram uma ferramenta pedagógica valiosa, acontecendo uma troca entre alunos, professores e comunidade em geral, visto que todos podem acessá-lo, com uma diferença: o aluno está, após sua pesquisa, pronto para também compartilhar o que aprendeu.

Embora os blogs tenham se tornado uma ferramenta importante, ele ainda está distante de muitas realidades brasileiras, que não conhecem internet nem tampouco computadores. Mas tenho a certeza de que, num futuro muito breve estará ao alcance de todos. Para ler a reportagem na íntegra, visite o site: http://revistaepoca.globo.com/, o título é: Quer aprender? Crie um blog!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Comentário sobre Tecnologias

Considerando que as tecnologias praticamente "invadiram" lares, escolas e comunidade em geral, nós, educadores, também precisamos acompanhar de perto esse avanço, pois nossos alunos têm um acesso muito grande, principalmente ao computador. Nesse primeiro encontro de inclusão digital pude perceber que muitos educadores tem "medo" das máquinas, mas elas só fazem o que nós mandamos, não é mesmo?
Mas o que mais me chamou a atenção é que é muito simples, basta ter boa vontade em aprender, e, é claro, ter objetivos claros e definidos quando for preparar uma aula, ter segurança quando levar os alunos em frente ao micro, pois seu êxito depende exclusivamente do destino que o educador dará a essa aula.
Revendo as considerações feitas acima, devo dizer que estava mesmo no caminho certo ao fazer a avaliação do Curso de Inclusão Digital, pois conforme Mª Elisabeth Almeida: "hoje a discussão que se faz na escola não mais se restringe a introdução ou não do computador, mas a forma que este está sendo utilizado"... Penso que temos que utilizar este instrumento para uma reflexão e análise das informações que nos chegam através dos conteúdos escolares. Desta forma, o computador, como já citei acima, torna-se um instrumento, um aliado para promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
Temos à nossa disposição, na Sala Informatizada da Escola o Linux, que nos apresenta uma diversidade de caminhos para que possamos aperfeiçoar nossa pesquisa, visando melhorar e diversificar as aulas.

sábado, 16 de agosto de 2008

Atividade nº 11

A atividade consistia em fazer um passeio por diversos blogs indicados pela multiplicadora do Curso de Inclusão Digital. Pois bem , visitei muitos e o que mais me atraiu foi o http//:leonor_cordeiro.blog.uol.com.br, dedicado às crianças e tem como título O Mundo Encantado de Cecília Meireles. Muito criativo e interessante, com inúmeras possibilidades de, através das poesias e crônicas de Cecília Meirelles para que se possa realmente atrair de forma diferente a atenção das nossas crianças. Recomendo uma visitinha. Os outros blogs visitados abrem caminhos para o trabalho da interdisciplinaridade.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tirinhas

Adolescência


ADOLESCENCIA

From: 1950, 5 months ago


ADOLESCENCIA
View SlideShare presentation



ADOLESCENCIA


SlideShare Link

Slideshare


Tutorial

From: 3p3midia, 1 month ago


Tutorial
View SlideShare presentation (tags: slideshare)






SlideShare Link

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

sábado, 26 de julho de 2008

Atividade nº 07 - DESAFIO

1 – Identificação da Escola:
Escola de Educação Básica Paulo Blasi
Campos Novos – SC


2 – Tema da Proposta:
Gravidez na adolescência


3 – Objetivos:

Geral:
Aprofundar conhecimentos acerca da fase da adolescência, buscando um melhor entendimento da sexualidade no espaço escolar, numa perspectiva de uma educação sexual compreensiva na escola.

Específicos:
* Compreender a construção da identidade dos adolescentes e também sobre as manifestações da sexualidade no espaço escolar;
* Ampliar conhecimentos visando a construção de uma educação sexual compreensiva no cotidiano escolar;
* Possibilitar a partir do entendimento da fase da adolescência, a melhoria das relações professor/aluno quanto à questão das manifestações da sexualidade dos adolescentes;


4 – Público a ser envolvido:

A presente proposta de trabalho pretende envolver alunos adolescentes de uma turma de 8ª série do período vespertino da Escola de Educação Básica Paulo Blasi.


5 – Mídias e tecnologias a serem utilizadas:

Escrita
Vídeo
Computador


6 – Proposta preliminar da etapas/ações a serem realizadas:

Em um primeiro momento procurarei fazer um diagnóstico sobre o que os alunos pensam e sabem sobre o assunto, de forma escrita e anônima, planejando, a seguir, um encontro para a discussão das questões levantadas pelos alunos; em um segundo momento, assistir a um filme que aborde a questão da gravidez na adolescência, tais como: AMERICAN PIE, LAÇOS DE MENINA ou JUNO; em um terceiro momento, sugerir aos alunos que pesquisem sites que abordem o assunto e selecioná-los para um próximo encontro. Ver da possibilidade da construção de um blog para publicação dos resultados da proposta de trabalho, o que os alunos apresentaram sobre o assunto abordado.


7 – Período de realização:

A presente proposta de trabalho será desenvolvida no segundo semestre do ano de dois mil e oito na Escola de Educação Básica Paulo Blasi, em dias e horários a serem combinados com a comunidade escolar.


8 – Referências bibliográficas:

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: conversando sobre a sexualidade adolescente/Dilma L. de Freitas et al., 2ª edição, Florianópolis, UDESC/CEAD, 2004.

Adolescência: afetividade, sexualidade, drogas. Fernanda Rodrigues Gandra et al. 1ª edição, 2002, editora Fapi, volumes 1, 2, 3, 4 e 5.

TIBA, Içami. Sexo e adolescência. São Paulo: editora Gente, 1994.

http://www.brazilpednews.org.br/set2001/bnpar101.htm

http://picarelli.com.br/cartilha_gravidez

http://www.drauziovarella.ig.com.br/

http://bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-1-1-3-20080702

http://saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=96450

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Comentário de Texto...

Comentando o texto que minha colega Ana Maracci escolheu para fazer seu trabalho - Modificar a Forma de Ensinar - penso que ela deveria mesmo investir na afetividade, pois talvez seja mais um caminho, e bom, porque os alunos que já conhecem carinho, respeito, continuarão a agir assim, já aqueles que não tem este tratamento em seus lares, nas suas famílias ou onde quer que seja, talvez passem a encarar com maior seriedade. Claro que o Professor precisa e deve agir sempre desta maneira, a fim de que os alunos se sintam seguros, respeitados e valorizados como pessoa humana e, a partir daí, com este trabalho, quem sabe conseguir que eles apresentem uma nova forma de se comportar, de se relacionar entre os colegas e Professores, tendo como conseqüência uma melhora em seu processo de ensino e aprendizagem.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

1º Mapa Conceitual

Para inserir uma imagem e publicá-la no blog, entramos em nova postagem, no menu "adicionar imagem", clicamos e entraremos em uma janela onde vamos procurar o arquivo. Uma vez selecionado, definir o layout e fazer o upload da imagem e logo após, concluir.

domingo, 13 de julho de 2008

CONTINUANDO O DESAFIO...

A minha proposta referente às atividades 03, de unidade 1 e atividade 05, da unidade 2 do nosso Curso Inclusão Digital, é trabalhar sobre Gravidez na Adolescência, pois é um assunto que me interessa particularmente e também porque a gravidez na adolescência é algo que vem se tornando muito comum em nossas escolas e a maioria das nossas alunas não tem orientação necessária na família, muitas vezes a mesma nem fica sabendo da gravidez ou demora a saber.
Para tanto, fiz uma pesquisa e aqui disponho alguns sites que abordam o assunto, para nosso conhecimento:

http://www.brazilpednews.org.br/set2001/bnpar101.htm
Neste site encontramos uma revisão sobre a literatura sobre gravidez na adolescência contendo dados referentes às suas causas, repercussões e implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas.

http://picarelli.com.br/cartilha_gravidez
Aqui encontramos comentários sobre gravidez na adolescência, destacando as principais causas, entre elas a falta de um projeto de vida ou perspectiva futura.

http://www.drauziovarella.ig.com.br
Entrevista com a Drª. Adriana Lippi, médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especializada em gravidez na adolescência.

http://bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-1-1-3-20080702
Comentário sobre o filme JUNO, onde conta a história de uma adolescente que engravida em apenas uma relação e decide dar a criança por não ter estrutura para ser mãe.

http://saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=96450

Neste site encontramos a descrição de um Projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, implantado no Vale do Ribeira, que obteve um sucesso estrondoso:queda de 90% de adolescentes grávidas.

Comentário de Texto.

Comentário do texto: EDUCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA? FOCO NO CONTEÚDO OU EM VALORES? disponível no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran.

Este texto foi escolhido porque nós educadores precisamos repensar a prática pedagógica, desvinculá-la um pouco de conteúdos e centrarmos nos valores. Talvez com um pouco mais de afetividade nossos alunos elevem a sua auto-estima e desenvolvam a sua autonomia.

Estamos na era da “inclusão”: digital, tecnológica, educacional, entre tantas outras, mas será que estamos praticando a verdadeira inclusão? Aquela em que conquistamos o nosso aluno: o pobre, o faminto, aquele que tem dificuldade, o que apresenta alguma deficiência, o considerado “normal”? Respeitando a sua diferença, mas tratando-o como ser humano?
O educador que precisamos em nossa sociedade atualmente é aquele que inclui os alunos através do incentivo, da esperança, da valorização como pessoa, da acolhida, entusiasmo e motivação, provocando neles a segurança necessária para que exista a confiança mútua. Alunos motivados dedicam-se mais aos estudos, são mais seguros e adquirem mais autonomia. A afetividade é um componente fundamental para que o processo pedagógico obtenha êxito. Podemos chamar esta inclusão de “inclusão afetiva”.
Outra inclusão muito importante é a que podemos chamar de “inclusão de valores”, ou “inclusão ética”, tão necessária para que os alunos, seres humanos que estão “indo” para o mundo, possam encontrar seu caminho, pois em um mundo tão banalizado, onde as aparências é que contam, muitos dos nossos alunos não têm apoio e incentivo em casa, procurando na escola. Daí o papel importantíssimo do professor, pois o mesmo, além de ajudar os alunos à compreensão do conhecimento científico, também é responsável, direta e indiretamente, da inclusão de valores, visões de mundo, sentimentos e modelos de vida.
Naturalmente a mídia interfere na construção desses valores, sendo o principal deles o consumismo exagerado, tão em moda hoje! Então penso que os professores poderiam fazer uso dessa mesma mídia para que a interpretação dada a ela fosse feita de forma diferente, usada na construção do aluno e do professor como seres humanos, ambos aprendentes, bastando que para isso possa se mostrar ao aluno como pessoa: com contradições e em evolução, mas que a competência, a coerência, o equilíbrio e a segurança fazem parte do seu dia-a-dia. Assim sendo, consideramos que o papel político da educação é fundamental para mostrar à sociedade que é possível transformar, através dela, este mundo tão desonesto e consumista, que prejudica a construção dos verdadeiros valores e que as propostas educativas têm por principal objetivo o crescimento dos nossos alunos como verdadeiros cidadãos.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

PESQUISANDO NA INTERNET

LINUX - é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o kernel Linux.
SISTEMA OPERACIONAL - é responsável por todo o funcionamento de uma máquina, desde o software a todo hardware instalado na máquina.
WINDOWS - em português significa janelas. É uma popular família de sistemas operacionais criada pela Microsoft.
Célia

Jogos Educativos

Ao acessar o Kidsgames - série educacional, do Linux Educacional, escolhi a categoria Descobrir o Computador, que ensina o aluno a manipular os periféricos do Computador, aqui em especial o teclado. Dentro dele escolhi a atividade "números com dados", onde a criança precisa contar o nº de pontos do dado que está caindo e digitar antes que ele caia. É uma atividade muito interessante, onde a criança precisa de concentração mas ao mesmo tempo fazer a continha rapidamente, desenvolvendo o raciocínio. É uma experiência diferente, que, com certeza facilitaria muito o trabalho desenvolvido com crianças de 1ª e 2ª séries, fixando a operação matemática da adição.
Jogos educativos são sempre bem vindos porque desenvolvem o raciocínio e a concentração dos alunos, tornando-se uma ferramenta a mais para facilitar o trabalho do Professor na Sala Informatizada.
Célia

FAZER E ACONTECER

Oi gente, meu nome é Célia, sou Assistente Técnico-Pedagógico da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, na cidade de Campos Novos/SC e estou aprendendo a fazer um blog...
Como Assistente em minha Escola procuro estar sempre "antenada" para as novidades que aparecem a todo momento, seja por escrito ou não. Todos os dias são experiências novas e, através do meu aprendizado com elas, espero poder contribuir com vocês que estarão visitando o meu blog, certo?
Minha mensagem para vocês hoje é: "JAMAIS DESISTA, FAÇA E ACONTEÇA...""
Abraços,
Célia.